Como ser uma empresa sustentável? Descubra como chegar lá

Como ser uma empresa sustentável? Descubra como chegar lá

Sustentabilidade é um assunto que está sempre em pauta. O que antes era visto apenas como um conjunto de boas práticas nas rotinas das pessoas, já é exigido também no mundo corporativo.

Um estudo feito pela Union + Webster aponta que 87% dos consumidores preferem comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Além disso, 70% dos entrevistados afirmaram que não se importariam em pagar mais por isso.

Esses dados mostram a importância e apontam a crescente necessidade de investir nesse tipo de ação.

Um empreendedor pode tornar a sua empresa mais ecológica com a adoção de algumas ações.

Neste artigo, aprenda o que é sustentabilidade, entenda sobre a importância de adotar essas práticas e confira as dicas de como ser uma empresa sustentável. 

Acompanhe!

O que significa ser uma empresa sustentável?

O conceito de sustentabilidade vigente teve sua origem na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, na Suécia, em 1972. Ele vai além da questão ambiental — ele abrange também práticas sociais, econômicas e operacionais de uma empresa.

Além de contribuir com a manutenção saudável do meio ambiente, para uma empresa ser considerada sustentável ela precisa ter viabilidade financeira e operacional, afinal, sem isso, é provável que ela encerre as suas atividades. Ela também deve preocupar-se com o desenvolvimento social.

A seguir, saiba mais sobre o três principais pilares da sustentabilidade!

Sustentabilidade social

O primeiro pilar trata de todas as pessoas que estão envolvidas no negócio, direta ou indiretamente. Isso quer dizer que, além dos funcionários, a responsabilidade social também abrange o público-alvo, fornecedores, a comunidade no entorno e a sociedade como um todo.

Uma empresa sustentável promove ações que vão além de respeitar leis trabalhistas e dar benefícios aos colaboradores — ela deve se preocupar com o desenvolvimento pessoal e coletivo de todos os envolvidos, além de estimular um ambiente que seja propício para relações saudáveis de trabalho. 

Sustentabilidade econômica

Ter as contas equilibradas é fundamental para que uma organização seja considerada sustentável — afinal, como já falamos, sem isso ela provavelmente não conseguirá manter suas atividades. Além disso, ela também deve estabelecer uma relação de competitividade justa com seus concorrentes e não basear o seu sucesso econômico às custas do ecossistema ao seu redor.

Sustentabilidade ambiental

Esse pilar é o mais conhecido quando se trata de sustentabilidade e se refere a todas as condutas que têm algum impacto no meio ambiente, sejam elas diretas ou indiretas. O desenvolvimento sustentável buscar minimizar os impactos ambientais causados pela produção. 

Quais são as vantagens de uma empresa sustentável?

Ao adotar uma identidade sustentável, além da contribuição para um mundo melhor, uma empresa pode usufruir de alguns outros benefícios. Saiba quais são!

Melhoria na imagem da empresa

Uma empresa que tem responsabilidade socioambiental e promove ações efetivas nesse sentido é vista como uma organização respeitável pela sociedade e pelo mercado.

Isso, além de fortalecer a imagem da marca, também pode possibilitar novos negócios e abrir portas para novas oportunidades.

Ganhos financeiros

Empresas que investem em sustentabilidade conseguem, a médio e longo prazo, ter bons resultados financeiros.

O investimento em energia solar é um dos grandes exemplos. A princípio, é necessário gastar dinheiro com a aquisição do sistema, mas, no futuro, a economia será muito maior.

Outros fatores que também ajudam uma empresa sustentável a ter números melhores são a diminuição do desperdício de recursos naturais e materiais e a troca de equipamentos antigos por máquinas de última geração, por exemplo, que costumam ser mais econômicas.

Atração de investidores

Hoje em dia, a responsabilidade socioambiental é um dos pontos que mais considerados por investidores na hora escolher onde aplicar recursos financeiros. Afinal, toda empresa quer estar associada a negócios com imagens positivas.

Por isso, adotar algumas medidas sustentáveis é uma ótima forma de atrair investimentos.

Como ser uma empresa sustentável?

Tornar-se uma empresa sustentável não é difícil. Com pequenas ações, como coleta seletiva, economia de recursos e responsabilidade social, é possível chegar lá sem precisar fazer grandes investimentos.

Se você pretende saber como ser uma empresa sustentável, saiba que não precisa esperar a tomada de uma grande decisão para começar.

Veja o que você pode começar a fazer pela sua empresa hoje mesmo!

Evite o uso de descartáveis

Esse passo é simples e ainda vai agradar os seus funcionários e clientes. Em vez de disponibilizar copos plásticos, que tal fazer canecas ou garrafinhas para a sua equipe com a marca da sua empresa? 

Fique de olho na infraestrutura

A segunda dica para quem quer saber como ser uma empresa sustentável é fazer a manutenção regular, além de deixar o ambiente com aquele aspecto de cuidado, também evita desperdícios e ajuda a economizar com eventuais consertos ou necessidades de reformas. 

Para economizar energia, uma boa ideia é trocar as lâmpadas tradicionais pelas de LED e instalar sensores de presença em ambientes menos movimentados, como banheiros, depósitos, cozinha e copa. 

Economize água

Diminua a pressão das torneiras, que, de preferência, devem ser daquele modelo com temporizador. 

Gere empregos em comunidades carentes

O desemprego é uma mazela social que está diretamente relacionada a diversos problemas enfrentados pelo país.

Como ser sustentável também quer dizer ter responsabilidade social, uma boa ideia é se envolver com a comunidade ao redor da sua empresa. 

Se ela está próxima a um bairro menos favorecido, dê prioridade aos moradores daquela localidade na hora de contratar — isso também vai ajudar a colocar em prática a nossa próxima sugestão!

Estimule o uso de bicicletas

Colaboradores que moram perto do trabalho podem se locomover de bicicleta — ou até a pé.

Para estimular o uso desse meio de transporte, construa um bicicletário e ofereça algum benefício para quem pedalar até o trabalho. Pode ser um dia extra de folga, manutenção na bicicleta ou até ajuda financeira para a aquisição do equipamento.

Adote uniformes sustentáveis

O uso de uniformes traz seriedade e credibilidade para a sua equipe. E por que não priorizar camisas sustentáveis, feitas com tecido biodegradável ou sem emissão de carbono?

A Polo Salvador é uma empresa sustentável que produz a sua própria energia, reaproveita a água da chuva, tem responsabilidade social e investe em tecidos ecológicos inovadores, além de ter mais de 10 prêmios e selos ambientais. 

Tenha fornecedores sustentáveis

Além dos uniformes, é importante ter parceiros responsáveis ambiental e socialmente em todas as esferas do negócio — matéria-prima, produtos, serviços, etc.

Além de ser sustentável, é muito importante estimular e apoiar essas ações quando elas são tomadas por outras empresas.

Treine sua equipe

As ações sustentáveis não podem partir apenas da diretoria — todos os colaboradores precisam estar engajados e entender a importância dessas medidas.

Por isso, ofereça treinamentos, palestras e materiais de estudo para quem trabalha na sua empresa.

Uma equipe unida e motivada tem tudo para fazer o negócio prosperar. E que tal pedir mais ideias de ações sustentáveis para os seus funcionários? Quem está na operação pode enxergar as coisas de outro ângulo e sugerir novas alternativas.

Agora que você já sabe como ser uma empresa sustentável, está pronto para colocar essas ações em prática?

Se acha que este conteúdo foi útil e pode ajudar outros negócios a terem mais responsabilidade socioambiental, compartilhe o post nas suas redes sociais!

Fale conosco pelo Whatsapp