No dia do planeta Terra, confira algumas práticas para ser mais sustentável - Polo Salvador

No dia do planeta Terra, confira algumas práticas para ser mais sustentável

O dia da Terra foi criado em 1970 por Gaylord Nelson, senador dos Estados Unidos na época. O objetivo dele era chamar a atenção da população e dos governantes para as questões ambientais que afetam o planeta. Reconhecendo a importância da data, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 2009, o dia 22 de abril para celebrar o Dia Internacional da Mãe Terra.

O desmatamento, a poluição, o desperdício de água e a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera são alguns exemplos de ações que causam danos ao meio ambiente. Se a Terra é a casa de todos, o que cada um deve fazer em prol do planeta? Você sabia que existem práticas simples que podem ser adotadas no nosso dia a dia e que fazem a diferença? Confira algumas a seguir:

  • Reduza o uso de automóveis: que tal escolher alguns dias da semana para substituir o carro pela caminhada ou pela bicicleta? Se não for possível, trocar o consumo da gasolina pelo álcool já ajuda, porque esse combustível emite menos gases poluentes na atmosfera.
  • Economize água: quanto tempo dura seu banho? Quando você lava os pratos deixa a torneira aberta a todo tempo? E na hora de escovar os dentes? Preste atenção nessas atividades e já conseguirá evitar o desperdício de alguns bons litros de água.
  • Coleta seletiva: não existe jogar fora. Tudo que consumimos, vai para algum lugar. Itens como vidro, papel, plástico e alumínio podem ser reutilizados, reciclados. Dando o destino correto aos seus resíduos você contribui com o meio ambiente e ainda contribui com a geração de renda de pessoas que trabalham com tratamento de resíduos. Pesquise no Google cooperativas da sua cidade que podem receber os seus resíduos e torne essa ação um hábito.
  • Economize energia: lâmpadas ligadas em ambientes desocupados, uso excessivo do ventilador e/ou ar condicionado, são alguns exemplos muito comuns. Em dias frescos, abra as janelas e sempre cheque as luzes dos cômodos da sua casa para evitar o desperdício.
  • Reduza o consumo de plástico: carrinhos de feira e ecobags são excelentes opções para não levar dezenas de sacolas plástico (enquanto não foram substituídas por biodegradáveis) para casa a cada ida ao supermercado ou feira.

Gostou das dicas? Adote-as na sua rotina e, se puder, compartilhe com outras pessoas que podem fazer o mesmo. O meio ambiente agradece.

 

 

Fale conosco pelo Whatsapp