Nos últimos anos, o tema ESG tem se tornado cada vez mais relevante e presente no universo empresarial. ESG é a sigla em inglês para os termos Environmental, Social and Governance, que em português significa Ambiental, Social e Governança. Trata-se de um conjunto de critérios utilizados para avaliar o desempenho de uma empresa em relação às questões ambientais, sociais e de governança.
Nesse post, separamos de 5 dicas fundamentais que você para iniciar o processo de implementação ESG no ambiente corporativo. Já separa o bloco de notas e vamos nessa!?
-
Faça um diagnóstico do seu negócio
O primeiro passo é avaliar como sua empresa está em relação aos critérios ESG. É importante fazer um diagnóstico completo para entender as principais oportunidades de melhoria. Para isso, é possível utilizar questionários e entrevistas com colaboradores, avaliação de processos internos, entre outras ferramentas, conheça.
-
Crie uma cultura de sustentabilidade
Uma vez que você entenda as principais oportunidades de melhoria, é hora de criar uma cultura de sustentabilidade em sua empresa. Isso significa que os colaboradores devem entender a importância das questões ESG e incorporá-las em seu dia a dia de trabalho. Isso pode ser feito por meio de treinamentos, comunicação interna e ações de incentivo.
-
Incentive a participação dos colaboradores
É importante que os colaboradores se sintam parte do processo de construção de uma empresa sustentável. Incentive-os a contribuir com ideias e sugestões de melhoria, promova a participação em projetos e comitês internos voltados para as questões ESG e reconheça aqueles que se destacam nesse aspecto.
Caso tenha dúvidas, o SEBRAE separou alguns cursos de capacitações gratuitos para quem deseja investir e aprender sobre ESG, acesse.
-
Invista em práticas sustentáveis
Além de incentivar a participação dos colaboradores, é fundamental que a empresa invista em práticas sustentáveis. Isso pode ser feito por meio de ações como a redução do consumo de energia e água, a implantação de sistemas de gestão de resíduos, a utilização de materiais sustentáveis em seus produtos e embalagens, entre outras iniciativas.
Separamos uns vídeos de como realizamos essas ações aqui na Polo Salvador, assista.
-
Tenha uma governança transparente
Por fim, é fundamental que a empresa tenha uma governança transparente. Isso significa que ela deve adotar práticas éticas e responsáveis em suas relações com colaboradores, fornecedores, clientes e outros stakeholders. Além disso, a empresa deve ter uma gestão financeira sólida e transparente.
Percebemos que a implementação e adoção dos critérios ESG não é uma jornada tão simples. É necessário tempo, investimento e pessoas dedicadas a transformação mas, lembre-se que pequenas ações geram grandes impactos.
A contribuição para a preservação do meio ambiente e a melhoria das condições sociais podem trazer benefícios para os negócios, como a redução de custos e a fidelização de clientes e colaboradores, além de ser o diferencial no mercado.
Essas são algumas dicas que separamos para começar a transformar a sua empresa em um lugar mais sustentável, lembrando-se de que o caminho para a sustentabilidade é uma jornada constante e, como empreendedor, é fundamental estar atento a essas questões buscando novos caminhos para melhorar.
DICA DE OURO!
Na página da Polo Salvador no Instagram é realizado um quadro chamado “Como tornar seu negócio sustentável”, que traz dicas rápidas de como o empreendedor pode tornar sua empresa em um bom lugar para se trabalhar, incentivando diretamente seus colaboradores, fornecedores e clientes.
Ah! E não esqueça de acompanhar as nossas redes sociais para ter acesso a diversos conteúdos sobre ESG e outros assuntos.